Butokukai S A | Associação Butokukai de Karatê de Santo Antônio

ESTILOS DE KARATÊ

WADORYU

O estilo Wado-Ryu (Estilo do caminho da paz), foi criado pelo Mestre Hironori Otsuka e se difere dos demais estilos por usar o mínimo de esforço. É baseado em princípios físicos e fisiológicos, utilizando esquivas, bases mais altas e nomenclatura própria e original desde a sua criação e técnicas peculiares do próprio estilo.

SHITORYU

O estilo Shito-Ryu criado por Kenwa Mabuni é caracterizado por uma grande riqueza de formas (katas) e é uma fusão das características Naha-te e Shuri-te. A palavra Shito vem dos caracteres japoneses que escrevia o nome de seus professores “Shi” representa o primeiro kanji do nome de Itosu e “To” representa o primeiro Kanji do nome de Higaona, enquanto “ryu” significa escola ou estilo.

SHOTOKAN

Fundado pelo Mestre Gichin Funakoshi , Shotokan, significa “Academia de Shoto”. Shoto em japonês significa Pinheiro – pseudônimo artístico que o mestre Funakoshi assinava seus poemas. O estilo Shotokan é ideal para longa distância, por ser uma técnica longa e ao mesmo tempo rápida.

GOJURYU

O estilo Goju-Ryu, cujo nome advém de Go ( força ) , Ju ( flexibilidade ) foi fundado pelo Mestre Chojum Miyagi. É uma técnica que prima pelo Bloqueio para dar mais rapidez ao ataque. É uma técnica penosa, dura e verdadeira. Nessa escola caracteriza-se uma respiração “Kokyu” abdominal sonora.

SHORIN-RYU

Seus preceitos incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina.

Efeitos imediatos são elasticidade, reflexo,auto-confiança, controle do stress, bem-estar, sensibilidade, percepção, intuição, criatividade e segurança pessoal.

Os treinamentos incluem preparo físico-mental-espiritual-emocional-social, defesa-pessoal, armas antigas e meditação com aulas criteriosas para todos níveis e idades, masculino e feminino, sem contato total, uma infinidade de técnicas de mão, dedos, pulso, cotovelo e braços, pés, joelho e pernas, cabeça, quedas, torções e imobilizações, com orientação educacional legal e comportamental.

O estilo Shorin de Karatê nasceu na Ilha de Okinawa (na época território independente – hoje um Estado do Japão). Antigamente denominava-se Shuri-Te. Antes de ser denominado Shuri-Te, era conhecido como Okinawa-Te; antes disto como Ti, Te, ou To-De (prática nativa local).

A linhagem original do Shorin inicia-se com Choshin Chibana, seguido por Katsuya Miyahira, e Yoshihide Shinzato, todos 10° Dan.

OS TRÊS MAIORES ESTILOS DO KARATÊ

Karatê é unitário, não se divide na sua essência, porém da variedade de formas de treinamento e postura, provenientes de variadas influências de regiões ou até outro povos, surgiram os vários estilos.

Exemplificando, diremos que toda árvore tem um tronco, esse seria a essência. Deste partem os galhos em tamanhos variados, adquirindo suas próprias formas. Assim, também, é o Karatê. Possui um tronco único que é a própria arte marcial e os vários galhos, que poderemos dizer, simbolizam os estilos.

Estilo é na verdade o método usado por cada um dos antigos mestres dentro das suas próprias características e concepções.

Atualmente, existem vários estilos: SHOTOKAN, SHITO-RYU, WADO-RYU, GOJU-RYU, SHORIN-RYU, KIOKUSHINKAI e outros. Destes o mais praticado e difundido no Brasil é o SHOTOKAN.

Estes são os estilos mais conhecidos universalmente e embora outros venham sendo difundidos em menor escala, ainda não possuem o necessário “status” para fazerem-se representar em competições de grande porte.

A grande diferença entre os vários estilo se evidencia quando da execução dos Kata. Enquanto alguns apresentam movimentos longos outros o fazem em formas curtas demonstrando diferenças posturais. Entretanto, as lutas são bastante parecidas, vez que as próprias competições federativas, através de suas regras únicas, provocam esta aproximação entre os estilos.

Os três principais estilos e as mais fortes correntes atualmente existentes.

Como se vê por esse breve histórico, várias escolas de karate surgiram. Muitas bem sucedidas e que carregam vários adeptos através dos anos, mantendo os ensinamentos originais de seus fundadores. Cada escola marcial, que se tornava forte, tinha suas próprias características tornando-se uma arte em si.

Além disso, a partir do estilo especial de treinar karate criado em Okinawa, linhas também especiais surgiram, como o Goju-Ryu, Shito-Ryu e Shotokan.

Esses se destacam como os principais estilos (mantém-se até hoje, no mundo todo). Cada estilo possuía dezenas de adeptos.

Entre todos eles, alguns se sobressaiam e chegaram a desenvolver a arte marcial a um nível nunca atingido anteriormente. Dessa forma, o destaque e reconhecimento era inevitável. Muitos alunos e seguidores consideravam seus conhecimentos como um livro sagrado, na tentativa de perpetuar seus ideais.

Porém essa perpetuação não ocorreu de forma ilesa, isso, por permitir um grande número de adeptos, que se espalhavam pelo mundo todo, e que acabaram por criar diferentes correntes.

Copyright © 2011 Butokukai Santo Antônio - Praça da Bandeira, 86 – 3º Andar – Santo Antônio - Vitória - ES
Em frente ao Cemitério de Santo Antonio - (27) 3035-2058 / 8818-1378

Desenvolvimento e hospedagem Inovanet Holding Company