Butokukai S A | Associação Butokukai de Karatê de Santo Antônio

REGRAS DE COMPETIÇÃO PARA MENORES DE 16 ANOS (ADAPTAÇÕES WKF)

Competição de Shiai Kumite para adolescentes

As regras da WKF são válidas com as seguintes emendas:

ARTIGO 1º – ÁREA DE COMPETIÇÃO
A área de competição para atletas acima de 14 anos será de 8m de cada lado.
Abaixo de 14 anos, a área será de 6m de cada lado.

ARTIGO 2º – TÉCNICOS E PAIS
O Técnico deverá usar em todos os momentos, durante a competição, traje completo específico, exibindo seu crachá de técnico. Será designado para ele, um lugar para sentar-se durante a contenda, sendo que ele não poderá interromper a disputa por meio de instruções ou gesticulação para seus competidores.
Aos pais, não será permitida a presença na área de competição, nem contestar as decisões dos árbitros. Comportamento tido como inaceitável, poderá implicar em desqualificação do competidor ou de toda equipe.

ARTIGO 5º – DURAÇÃO DA LUTA
A duração dos combates de Kumite será de 2 minutos para competidores de 14 anos ou acima, e de 1 minuto e 30 segundos para os menores de 14 anos.

ARTIGO 8º – COMPORTAMENTOS PROIBIDOS
Todas as técnicas visando cabeça, rosto e pescoço, deverão ter absoluto controle.
Se o pé ou a luva tocarem o alvo, o quadro de árbitro não consignará o ponto.
Em primeira instância, um toque leve poderá implicar em CHUKOKU, mas toques subsequêntes, receberão KEIKOKU, HANSOKU CHUI e, finalmente, HANSOKU.
Não há necessidade de ocorrer, de fato, alguma lesão para se penalizar um dos atletas.
Qualquer técnica visando cabeça, rosto ou pescoço que produza lesão, não interessa quão leve seja a gravidade, deverá gerar advertência ou penalidade, a menos que seja provocada pelo defensor (MUBOBI).
Qualquer comportamento descortês de um competidor, companheiro de equipe, técnico ou de um dos pais, pode provocar desqualificação do ofensor, de toda a equipe ou de toda a delegação.

EXPLICAÇÃO :

No caso de crianças e jovens, não se pode esperar que exibam o memso grau de controle e coordenação dos adultos. Portanto, o quadro de árbitro deve permitir uma margem mais larga de segurança de distância requerida para técnicas de pontuação. Chutes alto, socos e golpes que satisfaçam os demais critérios e que atinjam até 10 cm do alvo, devem ser consignados.
Árbitros e auxiliares devem lembra-se que crianças e jovens ainda não amadureceram fisicamente, e que o contato firme visto em combate de adultos não é permitido neste nível.
Técnicas visando o corpo poderão fazer contato leve, mas controlado. O uso da proteção para o corpo, homologada pela WKF, é obrigatório.
Quando avaliar contato, o árbitro central deve levar em conta todas as circunstâncias. O atacante gerou contato por descuido ou malícia, ou a vítima o gerou por falhar em sua atitude defensiva ?
O árbitro central, também, deve considerar efeitos de uma notável disparidade de tamanho entre os competidores, como ocorre em disputas de crianças.

Copyright © 2011 Butokukai Santo Antônio - Praça da Bandeira, 86 – 3º Andar – Santo Antônio - Vitória - ES
Em frente ao Cemitério de Santo Antonio - (27) 3035-2058 / 8818-1378

Desenvolvimento e hospedagem Inovanet Holding Company